Talks

Um homem do mundo, disponível desde sempre para o encontro com todas as formas de humanidade, apologista do contacto direto com culturas exóticas, traz em si o dom da comunicação cativante. Não é de espantar que Gonçalo Cadilhe seja muito requisitado para ações em palco perante plateias curiosas de saber mais de viagens e da história de Portugal nos cinco continentes.

MUNICÍPIOS

A presença de Gonçalo Cadilhe nas agendas culturais dos municípios é a garantia de uma programação conseguida: palestras, workshops, encontros com leitores, eventos municipais, feiras do livro, auditórios, bibliotecas, cineteatros, entre outros. Num registo de Stand Up Travelogue, ilustrando a sua hipnótica conversa com a projeção de fotografias de sua autoria, Gonçalo Cadilhe mistura informação com humor, História com viagem, Cultura geral com registo pessoal. Entre outros temas, destacamos:

– “Nos Passos de Magalhães”, celebrando os 500 anos da circum-navegação da Terra e da epopeia de Fernão de Magalhães, o maior navegador português de todos os tempos. Baseado no livro de Gonçalo Cadilhe.

 

– “Nos Passos de Santo António”, seguindo a viagem do primeiro grande viajante da História de Portugal, contextualizada na época medieval em que viveu o português mais famoso da Idade Média, de Santo António”, com a formação da identidade europeia, a invenção do Humanismo e a fundação de Portugal. Baseado no livro de Gonçalo Cadilhe.

 

– “Fernão Mentes? Não Minto” um olhar atualizado do maior livro de viagens da língua portuguesa, a “Peregrinação” e da extraordinária epopeia de Fernão Mendes Pinto durante vinte anos pela Ásia. Baseado no documentário de Gonçalo Cadilhe para a RTP “Nos Passos de Fernão Mendes Pinto” http://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p27058

 

– Viajar pela vida fora: stand-up divertido, mas sério, onde Gonçalo Cadilhe partilha as suas inúmeras aventuras e caricatas vivências, episódios, reflexões e anedotas de 30 anos a viajar pelo mundo e a confrontar a identidade portuguesa com as mais variadas e estonteantes culturas do planeta, retirando lições de vida e novos olhares sobre o mundo. Profusamente ilustrado com fotografias de viagem.

WORKSHOPS

a) fotografia de viagem: Gonçalo Cadilhe analisa algumas das suas fotografias mais celebradas, partilha as técnicas e a sensibilidade necessárias para conseguir grandes imagens viajando pelo mundo, explica o percurso atribulado para conquistar um lugar no atual panorama editorial.

b) Escrita e Jornalismo de Viagem: com centenas de reportagens publicadas e catorze livros que remodelaram a literatura de viagens em Portugal, Gonçalo Cadilhe analisa os vários caminhos possíveis da escrita e do jornalismo, os erros a evitar, os estilos a considerar, os grandes autores e os títulos de eleição de qualquer biblioteca de viagens.

c) “O Mundo É Fácil”: curso acelerado para viajar de forma independente onde o autor partilha uma série de técnicas, dicas, constatações, obviedades, itinerários e destinos que permitem qualquer aspirante mochileiro tornar-se um experiente globe-trotter. Baseado no livro homónimo de Gonçalo Cadilhe.

EMPRESAS

Todos sabemos da importância de testemunhos reais quando se trata de procurar motivar e inspirar as nossas equipas. É com histórias de superação, e na mistura de uma vasta cultura geral com testemunhos reais, servindo-se da sua própria experiência de vida e conhecimentos adquiridos ao longo da sua longa carreira, que Gonçalo Cadilhe realiza palestras motivacionais. O conhecimento do Gonçalo sobre vários povos do planeta pode também proporcionar uma útil e agradável partilha de conhecimento para empresas interessadas em entrar em mercados exóticos e menos conhecidos dos portugueses.

ESCOLAS

Com vários livros incluídos no Plano Nacional de Leitura, Gonçalo Cadilhe é regularmente convidado para encontros e palestras com alunos do secundário e do ensino superior, onde fala quer da sua vida e viagens, quer dos seus livros, nomeadamente quando estes são escolhidos para serem estudados pelos alunos durante o ano lectivo. Em 2008, a Universidade Católica indicou-o como role model da instituição para o projecto da Câmara Municipal do Porto “Porto de Futuro: Compromisso com as Novas Gerações” https://vimeo.com/11745835 (Porto de Futuro)